terça-feira, 11 de maio de 2010

Lição 1 LIBRAS Lingua Brasileira de Sinais


O aluno D.A. ministrando aula
de LIBRAS para todos alunos.




A aula acontece acompanhada
no data show com CD do
curso básico de LIBRAS.











AULA DO EPROINFO: TECNOLOGIA NA ESCOLA


PLANO DE AULA

AUTORA:
Aparecida Cândida Fonseca Sena.

INSTITUIÇÃO:
Escola Estadual Silva Dourado.

NÍVEL DE ENSINO:
Ensino fundamental inicial.

COMPONENTE CURRICULAR:
Português

TEMA:
LIBRAS

TÍTULO:
Noções básicas de LIBRAS.

DURAÇÃO:
5 horas.

OBJETIVOS:

-Compreender as configurações de mãos, gestos e sinais em LIBRAS.
-Desenvolver a datilologia, gestos ou sinais do alfabeto, cores, dias, números, meses e semana.
-Ampliar os conhecimentos referentes á língua em LIBRAS com o uso das tecnologias.
-Desenvolver a auto estima e socialização dos deficientes auditivos.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS

O conteúdo será ministrado com o objetivo de desenvolver o espírito de cidadania e respeito ao portador de deficiência auditiva, sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da comunicação através da LIBRA.
A Escola Estadual Silva Dourado conta com 3 alunos D.A. incluídos em salas regulares, que, muitas vezes apresentam desinteresse em participar das aulas em função da dificuldade de comunicação.
-A aula será ministrada na sala do ensino regular com a participação de todos os alunos, sob a coordenação das professoras da sala de Recursos Multifuncional, da regência e o aluno D.A. da sala.
-Assistir o CD da Educação de Surdos, nº. 6 no data show, Curso básico de LIBRAS II.
-Pesquisar vídeos de LIBRAS no YouTube sobre alfabeto, cores, dias, números, meses e semana.
-Utilizar os mais diversos materiais pedagógicos, tecnológicos priorizando os recursos visuais para facilitar a construção dos significados nos aspectos cognitivos, social, moral, motor, afetivo, levando o D.A. e demais alunos ao conhecimento de mundo alfabético, letrado, facilitando a comunicação entre todos na vida diária e prática para que o D.A. tenha seu espaço com satisfação.
-Apresentar espontâneamente o que cada aluno aprendeu durante ás aulas fazendo a datilologia das palavras pedidas.
-Resolver atividades escrita em LIBRAS propostas dentro do conteúdo estudado.
Trabalhar com D.A. ainda é um desafio para mim. E para você? Responda, viu?

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados durante todas as atividades de configuração de mãos, gestos, sinais, interesse, criatividade, socialização e espírito de cidadania.


REFLEXÃO DA AULA SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DE LIBRAS II.

Como pode observar o conteúdo e as evidências das aulas práticas com as tecnologias e materiais pedagógicos não poderiam acontecerem de forma melhor no ensino apendizagem.
Os alunos participaram de uma forma muito intensiva, soltando suas habilidades espontâneamente ao assistirem e acompanharem o vídeo de LIBRAS II, lição 1
A surpresa maior foi a facilidade com que essas crianças têm de fazer configurações do alfabeto com as mãos e demais conteúdos estudados! Tem mais, elas pedem mais do que propomos nas aulas planejadas. As aulas acontecerem conforme o planejamento editado no blog.
Depois todos tiveram acesso ao blog, amaram. Houve comentários que só veio contribuir mais com o aprendizado e a avaliação.

Professora; Aparecida Cândida Fonseca Sena.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário