sábado, 12 de junho de 2010

Experiência do planejamento do video do Planeta Azul

UNIDADE-4 CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIA.
AULAS USANDO DE RECURSOS DA TV ESCOLA:
INTEGRANDO NAS MÍDIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICO


A atividade da unidade 4 será realizada com base na leitura da Revista TV Escola-Março/Abril de 2010, com dois textos:
Texto: 1 - Educação: O que a televisão tem a ver com isso? Autora Catarina Chagas, pág. 28 a 23.
Texto: 2- Dicas de utilização do vídeo em sala de aula, pág. 40 a 51.

O primeiro texto enfoca a Educação Aberta e a distância por meio da Televisão, com as possibilidades criadas pelas novas tecnologias e a perceptiva da implantação da TV digital, só tende a crescer nos lares e nas escolas.
Temos a TV educativa, divulga nossa cultura e história, TVs Educativas que, mantém a TV Cultura, a TV, Ra_Tim_Bum, a Cultura AM e a cultura FM. Esta é uma tendência que corre o mundo, inclusive o virtual. O texto valoriza as raízes da comunicação, 1923 o surgimento do Rádio Sociedade, I ª rádio educativa do Brasil.
O MEC deve criar na TV Digital - Interactividade pelo menos mais dois canais. A TV Escola, que é a anual, a TV Escola 2, voltada para formação especifica de professores e um terceiro TV Universitária. Por enquanto, nossa prioridade é a Internet, Como o Portal do Professor. Especialistas destacam ainda que outra inovação promissora é a participação dos alunos como produto de conteúdos multimídia.
O segundo texto fala sobre as dicas de como utilizar vídeos em sala de aula, pois, é o que realmente tudo aquilo que já estamos fazendo, inovando nossas aulas juntamente com os alunos. As atividades realizadas devem ser interdisciplinares e bem contextualizadas.
Após ler os textos e o artigo proposto, escolhi o vídeo “Planeta Azul” para planejar minha aula, levando em consideração o conteúdo e dicas das leituras estudadas.

Tema: Água;
Título: A importância da água e o ciclo da água na natureza;
Duração: 4 horas;
Ensino Fundamental inicial;

O vídeo Planeta Azul é uma beleza incalculável! Imagens de um planeta que existe com tudo de belo, porém, muito sofrido. Mostra a poluição, inverno, verão, peixes morrendo nos rios e tudo que se planta colhe, o tempo retribui o mal que a gente faz.
Fala da chuva e do Planeta Azul. Aproveitando as imagens e mensagens da chuva, dos rios o planeamento teve como objetivo fazer com que os alunos aprendessem a identificar os diferentes tipos de uso dos recursos da água: sólida, gasosa e vapor, destilada, potável e mineral e a importância do uso racional da água.
Eles assistiram ao vídeo ao som da voz de Chitão e Chororó. Observaram bem as imagens, pediram para repetir várias vezes, fizeram comentários bem críticos, deram ideias para ajudar o Planeta Azul. Apresentei questões bem pessoais e reflexivas sobre o uso da água em sua casa, como utiliza água no banho, nas torneiras, a qualidade da água. Foi um debate muito rico e valioso. Pedi que confeccionassem cartazes que mostrasse uma mensagem especial voltada para nosso tema. Eles perceberam que trabalhamos várias disciplinas e bem contextualizadas. Ao término distribui cópias da letra da música e cantamos juntos. Os alunos foram além dos objetivos propostos no planejamento.
Os recursos da TV Escola são muitos ricos e nos dão toda liberdade de criarmos aulas bem diversificadas para atender as necessidades de aprendizagem dos nossos alunos.
“Com carinho assintam agora o vídeo do’’ Planeta Azul”

Aparecida Cândida Fonseca Sena.

Gostaram? Então comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário